logo esporteamador

 

  • Casa Bahia
  • Otica Gabriella

Seleção Paraibana de Judô está definida para o Campeonato Brasileiro

julgamento ivanildoIppon, Wazari, Yuko. Termos estranhos para a língua portuguesa, mas que fazem parte do dia a dia de aproximadamente cem atletas que integram a Seleção Paraibana de Judô. Eles correspondem aos nomes das pontuações na arte marcial esportiva e a expectativa dos atletas paraibanas é alcançá-las na busca pelo tetracampeonato no Campeonato Brasileiro Região II 2020. O torneio que reúne atletas de seis estados nordestinos, será disputado nos dias 4 e 5 de abril, em Natal, no Rio Grande do Norte.

 

A delegação é formada pelos judocas melhores classificados durante as seletivas estaduais que aconteceram no sábado passado. No grupo, atletas nas categorias Sub-13, Sub – 15, Sub-18, Sub-21 e Sênior que irão enfrentar adversários do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

 

A seletiva estadual é considerada um divisor de águas na preparação dos judocas para as competições previstas para o restante do ano e foi marcada por alguns pontos altos. Entre eles, a estreia de Maria Eduarda Moisés (Duda), 14 anos, na categoria Sub 18, com vitória. Além do invicto Cláudio Júnior, 17 anos, e a reestreia nos tatames de Ivan Suzuki, 56 anos, na categoria Sênior e que estava longe das competições há dez anos.

 

Os treinos são realizados na Vila Olímpica Parahyba, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. De acordo com João Neto, coordenador da delegação paraibana de judô, a expectativa para este ano não poderia ser maior depois dos resultados em competições internacionais no ano passado. Destaque para Maria Eduarda, vice-campeã Panamericano, na categoria Sub-15, em Guadalajara, México. Em 2016, a paraibana Ana Lívia levou o ouro na competição e sagrou-se Campeã Panamericana, em Havana, Cuba.

 

A equipe também conta com Ayrton Neto (bronze Brasileiro Adulto), Cláudio Júnior (bronze nos Jogos Escolares) e Ana Beatriz (pentacampeã brasileira regional). “Em 2020 esperamos mais sucesso, pois essas medalhas fizeram com que mais atletas de nosso estado se inspirassem e iniciassem com mais motivação para este ano”, destacou João Neto. Depois de Natal, o próximo destino da delegação paraibana de judô será Minas Gerais. Os atletas participarão do Campeonato Brasileiro Interclubes, nos dias 8 e 9 de maio, em Belo Horizonte.

 

Retrospecto da Paraíba em 2019

CAMPEONATO BRASILEIRO

 

Sub 13

 

1° – Diogo Cantalice -32kg – Judô Fialho

Sub 15

 

1° Maria Eduarda Moisés Oliveira -53kg – Shintai-dô

Sênior

 

3° – Ayrton Pinheiro Neto -60Kg – Shintai-dô

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

 

3° – Cláudio Roberto Junior -55kg – Shintai-dô

JOGOS ESCOLARES PARALÍMPICOS

 

1°- Maria Eduarda Alves -48kg – Shintai-dô
2° – Maria de Fátima – Campina Grande
2°- Salete Helen – Campina Grande

 

CAMPEONATO PAN-AMERICANO

 

Sub 15

 

2° – Maria Eduarda Moisés Oliveira-53kg – Shintai-dô

 

CAMPEONATO SUL-AMERICANO ESCOLAR

 

1° – Maria Eduarda Moisés Oliveira -53kg – Shintai-dô

 

GRAND PRIX NACIONAL PARALIMPICO

 

1º – Joseph Gonçalves da Silva -66Kg – Shintai-dô

 

CATEGORIA MASTER (VETERANOS)

 

2° Roberto Fialho
3° Leandro Silva
3° Romeu Xavier
3° Clenia
3° Luciano Correia

 

CAMPEONATO PAN-AMERICANO

 

3° Ricardo Augusto

 

Campeonato Sul-americano

 

3° Ricardo Augusto

 

 

 

 

Jornal Correio